terça-feira, 28 de junho de 2016

{ o são joão gaúcho

Olá, amores! Ontem à noite conversava com meus melhores amigos sobre a comida da Festa Junina. Os dois, então,  acabaram me dando a ideia de compartilhar, justamente, isso tudo com vocês: como nós, gaúchos, chamamos essas delícias dessa festa tão alegre e gostosa. Como todos sabem, cada lugar, por uma questão cultural, tem algo que é seu. Seja a terra, as pessoas, a aparência, o sotaque e até palavras diferentes e inusitadas. Morei por cinco anos em Santa Catarina - que é logo aqui ao lado! - e já via a diversidade na nossa tão mesclada e abrangente língua portuguesa, tanto da minha parte gauchesca quanto da parte dos queridos amigos catarinenses.


Vamos começar adocicando a vida de todo mundo, falando sobre o negrinho e o branquinho, mais conhecidos no resto do país como brigadeiro e beijinho. Diz-se que o brigadeiro recebeu esse nome em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, um militar que se candidatou à presidência na década de 194O. Ele era aclamado em seu bairro e as pessoas costumavam fazer grandes festar em seu nome, com muita bebida e guloseimas. Assim, conta-se a lenda, foi criado o "doce do brigadeiro", mais tarde sendo reduzido apenas para brigadeiro. O beijinho foi nada mais nada menos que experiências com leite condensado que, convenhamos, deram muito certo. Não se sabe ao certo o porquê do nome, mas aqui no Rio Grande do Sul chamamos de branquinho, e o outro de negrinho!

Cricri. Quem me ouvir falar isso deve imaginar que falo de uma onomatopeia de grilos, mas não. Aqui no sul, chamamos de cricri aquele maravilhoso e insubstituível amendoim doce. Aquele mesmo, com açúcar por cima, que costuma-se ter em saquinhos de sacolé - ou seria geladinho? - nas barracas de festa junina. Gente, eu sou apaixonada por esse tipo de amendoim! Acho que poderia comer um balde sem me sentir afetada, haha! E vocês, sabem que amendoim é esse? Também acham uma delícia?


Bolo de chocolate é sem dúvida uma das receitas preferidas de todos nós e não só durante o mês de junho e a comemoração de São João, mas sim o ano todo - de preferência uma vez a cada TPM! Chamamos carinhosamente de nega-maluca por aqui. Será que pela quantidade literalmente insana de calda que nós, gaúchos, gostamos de derramar sobre ela? Só sei que já quero um pedaço!

O quentão tem esse nome praticamente unanime no país inteiro, segundo minhas pesquisas. Mas há quem chame - e já vivi para ver e ouvir isso - de vinho quente, o que também faz sentido, já que é exatamente o que ele é, considerando que acrescentamos algumas especiarias. Isso me faz lembrar de algumas noites de inverno em que, com a família reunida, trocávamos goles de quentão e gemada ao redor do fogão à lenha na casa dos meus avós. Tem comida - ou, como nesse caso, bebida - melhor que aquela que nos leve à boas memórias?

Esses são alguns dos nomes engraçados e diferentes que temos com as gordices de São João. Eu possivelmente não tenha falado todas elas, até porque, talvez, nem conheça os nomes tão dessemelhantes que possuímos pelo Brasil todo. Esse é um assunto do qual eu sempre acho muita graça e que me faz, às vezes, ter uma breve noção do tamanho do nosso país. Ele é muito grande mesmo e cada lugar, cultura e povo tem o seu jeito de se expressar! E vocês, amores, conheciam algum desses nomes gaúchos e não gaúchos? Conhecem mais delícias com nomes diferentes?

Beijos!

6 comentários:

  1. Apenas deixando claro que o RS melhor estado! hahahaha Causa alguma confusão esses nomes diferentes, (tipo eu em São Paulo dizendo pra moça que queria o negrinho, ela me olhou apavorada e corrigi rápido: O BRIGADEIRO, MOÇA). Essas fotos maravilhosas dos seus posts são pra acabar comigo. hahaha

    Beeijo, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RS the best hauahuaou Em SP meu mico foi com o cacetinho mesmo. A moça ficou me olhando tipo "mds que absurdo" 😂

      Beijos!

      Excluir
  2. Carooooool, amei o blog! Rolou uma identificação com o layout, hahaha (pra não falar no nome)
    Fia, são joão é incrível demais, eu sou viciada e aqui em Minas a gente leva isso muito à sério, tipo, eu nem sou católica mas eu fico meeeega ansiosa pra essa época, hahaha
    Suas fotos ficaram lindas, já quero esse bolo, socorrrrroo!
    Beijão, flor

    Carol,
    www.horinhasdedescuido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mds que fofura te ter por aqui, xará! Eu também fico bem alok nessa época, e fico até meio bad de o RS não dar tanta atenção pra uma festa tão linda e alegre. Mas continuo amando, princialmente as gordices 😍😂

      Beijos!

      Excluir
  3. Nossa que post maravilhoso, eu amo doces..todos estes que vc falou no post o bolo de chocolate é meu preferido!
    beijão

    www.saltoaltonaestrada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o meu preferido é o cricri! Mas um bolo de chocolate tem lá seu lugar especial no coração hauahuoah Obrigada pela visita ❤

      Beijos!

      Excluir