terça-feira, 2 de agosto de 2016

{ maratona: livros lidos no semestre #6

Olá, amores! Não, não me perdi nas contas - sei que sou de humanas, but - e nem vocês se perderam nos posts. O último post da maratona de livros foi o #4, sobre o livro Em busca do verdadeiro eu - cliquem aqui para ver o post! -, mas eu pulei para o #6 por um simples motivo: o próximo livro lido dessa lista foi o Filhos do Éden - Herdeiros de Atlântida, e já temos resenha escrita e em vídeo aqui no blog. Eu não queria que essa postagem ficasse repetitiva, até porque ainda temos mais um vídeo-resenha da segunda parte da maratona e o Filhos do Éden vai estar lá. Então, para que vocês não se cansassem dele, até porque seria ótimo que se interessassem e não se esgotassem, eu pulei esta resenha e vamos diretinho para o próximo livro. Ele é pequeno, mas cabe tanta coisa que foi sem dúvida um dos melhores livros que eu li no meu ano - se pá na vida! Conheçam o Uma breve história da filosofia.


Livro: Uma breve história da filosofia
Autor: Nigel Warburton
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 263

Sinopse: "Uma breve história da filosofia apresenta os grandes expoentes do pensamento ocidental e explora suas principais ideias sobre o mundo e sobre a melhor maneira de viver nele. Em quarenta capítulos, Nigel Warburton, um dos mais conhecidos e mais lidos filósofos contemporâneos, propõe uma rica jornada histórica, partindo da tradição iniciada com Sócrates, há aproximadamente 2.5OO anos. O autor traz ainda dados interessantes sobre a vida e o pensamento de alguns dos mais instigantes filósofos como Kant, Maquiavel, Sêneca, Freud, Nietzsche, entre muitos outros. A leitura flui graças à maneira divertida que Warburtun encontrou para encadear os capítulos: no final de cada texto, ele faz um link com o filósofo que vem a seguir. De maneira descomplicada, Uma breve história da filosofia recupera a grandiosidade da busca do entendimento filosófico pela humanidade e convida todos a se juntarem à discussão."


A sinopse do livro resume basicamente tudo que eu queria dizer nesta resenha. Uma breve história da filosofia é apenas alguns relatos, uma forma de nos instigar a conhecer alguns dos maiores filósofos e seus principais pensamentos. Como o livro é pocket e a intenção é ser "uma breve história", Nigel não nos faz uma biografia detalhada de cada um e toda a complexidade de cada ideia filosófica, mas sim abre uma porta de luz no fim de um corredor escuro que nos faz desejar, implorar por saber mais. E a ideia dele é justamente essa, que, nesse mundo apressado em que vivemos hoje, sem tempo para ouvir nossos próprios pensamentos muitas vezes, que possamos tirar um minuto e pesquisar mais sobre cada um desses grandes filósofos que ele nos apresenta. Alguns pensamentos são meio engraçados, outros absurdos, mas também há os que fazem sentido se adaptados para nossa época e estilo de vida. Podem ter certeza que, depois de saber um pouquinho mais sobre eles - e, obviamente, depois de usar muito Wikipedia para descobrir ainda mais -, meu modo de pensar mudou e cada passo meu é filosoficamente analisado por mim antes, e isso melhorou muito meu modo de ver e viver a vida, em todos os sentidos.


O melhor de tudo isso é que o livro é pequeno, com uma leitura extremamente simples e super informativo. O Nigel apresenta todos os filósofos e seus pensamentos de maneira muito divertida, o que torna a leitura leve e aquela sensação de que jamais nos cansaríamos de lê-lo. Ele coloca situações e exemplos dados pelos próprios filósofos, mas também alguns criados por ele mesmo, para que possamos adaptar essas ideias filosóficas tão antigas aos dias modernos de hoje. Como eu disse lá em cima, foi um dos livros que eu mais gostei de todos os tempos e quem me segue no Instagram - me segue lá, sou @carolina_tvrs! - deve estar exausto de me ver postando fotos dele por lá. Desculpem, mas é que é realmente muito amor! Nem preciso comentar que indico demais para todos, jovens, jovens adultos, adultos, idosos. E vocês, já leram algo nesse estilo? Gostam de filosofia? Se sim, quais os seus filósofos preferidos? Quero muito saber 
Beijos!

2 comentários:

  1. Eu acho super legal, essa coisa de filósofos, nunca aprendi muito sobre eles na escola, infelizmente, mas é bom saber que tem livros gostosos de ler sobre esse tema... beijos
    http://www.modismodeluxo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lindinha! Primeiramente, obrigada pela visita e comentário! É bom te ter aqui *-* E nossa, eu também aprendi pouquíssimo sobre filosofia na escola e hoje me arrependo de não ter buscado mais sobre o assunto antes. Esse livro com certeza serve de introdução pra quem quer conhecer mais sobre a filosofia!

      Beijos!

      Excluir